Psicoterapia

Psicologia

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e as interações entre as pessoas e o ambiente. Existem diversas formas de perceber e lidar com o ser humano na Psicologia. Essas formas são denominadas abordagens. A Crescere Psicologia contempla as abordagens Cognitivo-comportamental e Sistêmica em sua atuação.

O que é Psicoterapia?

É tipo de terapia realizada por um profissional de psicologia e ocorre numa estrutura de ética, sigilo com o compromisso de auxiliar pessoas, casais e famílias ou grupos a se conhecerem melhor, resolverem seus problemas emocionais, comportamentais, profissionais, familiares, conjugais dentre outros.

Objetivos

O principal objetivo da psicoterapia é tratar questões psicológicas que afetam nosso equilíbrio e bem estar. Essas questões podem estar relacionadas a diversos momentos da nossa vida, a experiências de impacto negativo, a relacionamentos conflituosos e outros estados mentais que nos causam sofrimento psicológico e que, muitas vezes sozinhos não conseguimos resolvê-lo. Algumas queixas mais comuns são depressão, ansiedade, fobias e pânico, compulsões, dentre outros.

TIPOS DE

Atendimento

Atendimento individual 

Modalidade tradicional em que atendemos individualmente adolescente ou adulto, podendo incluir nessa escuta pessoas pertinentes ao processo (familiares e cônjuges.)

Atendimento casal

A terapia de casal é utilizada na prevenção de conflitos, em prol da melhoria da relação. É também indicada quando o casal possui dificudades e conflitos específicos e não está conseguindo resolvê-los sem ajuda.

Atendimento familiar

É feito preferencialmente com todos os membros do sistema familiar, buscando a melhoria das interações entre eles e o restabelecimento do crescimento do sistema e de cada um de seus membros.

Atendimento a grupos temáticos e no ciclo vital da família

Oferecemos ao grupo, uma rede de apoio e intervenções focadas em temas definidos, bem como, identificamos e atuamos nas tarefas psicológicas de cada fase do ciclo de vida familiar.

Atendimento de orientações a pais e aconselhamento psicológico
espaço terapêutico criado para auxiliar pais e responsáveis a lidarem com as demandas ocorridas no desenvolvimento das crianças e adolescentes, usando como estratégias a troca e o compartilhar de conhecimentos psicológicos, educacionais e sociais que visam um crescimento equilibrado e saudável das pessoas

Atendimento on line

Atendimento individual, casal, família e grupos temáticos.

CONSULTA ONLINE

TERAPIA

Cognitivo-comportamental

É uma abordagem inovadora, eficaz e de grande credibilidade, sendo hoje um dos modelos de intervenção psicoterápica de maior destaque.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) recebeu essa denominação porque considera os pensamentos, emoções e comportamentos fundamentais para a compreensão da pessoa.

A pesquisa e a prática clínica mostram que a TCC oferece resultados promissores na redução de sintomas e taxas de recorrência em uma ampla variedade de transtornos mentais, evidenciando avanços contínuos.

São definidos objetivos claros de acordo com os problemas e questões trazidas pelas pessoas, construindo práticas e adaptativas, com direcionamento ao presente.

A TCC requer uma postura ativa da pessoa para desenvolver alternativas mais saudáveis.

CARACTERÍSTICAS

. Objetiva

· Colaborativa

· Educativa

· Estruturada

· Orientada para o presente

· Compromisso científico

· Interessada na efetividade e manutenção de resultados

PSICOTERAPIA

Sistêmica

A abordagem sistêmica é uma perspectiva de conhecimento que compreende e amplia o olhar do funcionamento da pessoa através das relações que ela estabelece com os sistemas nos quais está inserida, seja sistema social, econômico, político, religioso ou família.

A concepção sistêmica vê o mundo em termos de relações e de integração na qual os sistemas são totalidades interligadas, cujas propriedades não podem ser reproduzidas a unidades menores.

O principal axioma da teoria dos sistemas é que o todo é maior que as partes, substituindo um modelo linear de causalidade por um modelo circular, ou seja, um padrão de causa-efeito por um padrão interativo.

As terapias sistêmicas têm suas raízes na Terapia Familiar, porém, o foco de atenção é trabalhar de forma sistêmica em qualquer contexto terapêutico: individual, família, casal e grupo.

O mais importante é a relação, o processo de interação entre as pessoas, e não a observação da pessoa isolada do seu contexto.

Essa forma cientifica de olhar, compreender e pensar os acontecimentos no mundo, tem consequências fundamentais para vidas das pessoas, práticas e para os seus relacionamentos.

CARACTERÍSTICAS

. Contextual

· Dialógica

· Intervencionista

· Colaborativa

· Estrutura conceitual científica